quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Professora Wilsa Ramos e Diretoria do NEAD trocam experiências durante encontro


Conhecer o sistema UAB da Universidade Estadual do Piauí -UESPI, coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância – NEAD, e passar as experiências do programa de Educação a Distância da Universidade de Brasília – UNB. Essas foram as temáticas que nortearam o encontro entre a professora Wilsa Ramos, do Centro de Educação a Distância da UNB com os membros do NEAD/UESPI, ocorrido nesta segunda-feira(21), na sala da Diretoria do Núcleo. Além disso, Wilsa Ramos aproveitou a oportunidade para visitar as dependências do NEAD e conhecer as atribuições de todos que fazem a administração do Núcleo. Além disso, a professora conheceu de perto alguns dos pŕojetos em execução e outros já aprovados pelo MEC.

Wilsa Ramos é graduada em Psicologia, mestre e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e uma das articiladoras do Programa Universidade Aberta do Brasil – UAB, do Ministério da Educação, onde trabalhou por mais de 12 anos. Ela trabalha desde 1996 com Educação a Distância, tendo experiências em universidades públicas espanholas e inglesas sobre os modelos de EaD adotados nesses países. De acordo com ela, o Brasil implantou tardiamente os cursos na modalidade a distância, em parte por falta de uma política de Estado e, também, pela carência de infraestrutura no que tange à cobertura do País pelo sistema de Internet banda larga, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O diretor geral do NEAD, Raimundo Isídio de Sousa, ressaltou que um dos maiores desafios ao chegar ao Núcleo, em março de 2010 - quando era coordenador de Produção de Material Didático- foi justamente garantir que os fascículos chegassem a tempo de serem distribuídos aos alunos ainda dentro da disciplina fim, conseguir a liberação do número do ISBN da Biblioteca Nacional, assim como melhorar a estética do material. A coordenadora Pedagógica do NEAD, professora Shirlei Marly Alves destacou o trabalho em grupo e disse, também, que a inauguração da sede do Núcleo deu identidade aos cursos em EaD da UESPI, além de melhorar as condições de trabalho da equipe.

A professora Wilsa Ramos ressaltou que a UESPI pode ofertar cursos na modalidade a distância independente da autorização prévia do MEC, uma vez que conta com credenciamento até 2014. Contudo, a Universidade precisa seguir os parâmetros de qualidade exigidos pela CAPES e, também, planejar-se quanto à questão orçamentária para o custeio das atividades dos cursos que vierem a ser abertos pelos conselhos superiores da Instituição

Nenhum comentário:

Postar um comentário